Victor Ferreira do Amaral e Silva, que era médico, deputado e diretor de Instrução Pública do Estado, liderou a criação efetiva da Universidade, sob o lema Scientia et Labor – Ciência e Trabalho. Em 19 de dezembro de 1912, foi aprovada a fundação da Universidade do Paraná, na Praça Santos Andrade, em terreno doado pela Prefeitura. No dia 30 de agosto de 1913, foi lançada a pedra fundamental do edifício central (na foto), quando iniciou a construção.
No dia 04 de dezembro de 1950, a universidade torna-se uma instituição pública, oferecendo ensino gratuito e garantindo sua consolidação e expansão. A Lei nº 1.254, que comprova a federalização, certifica a UFPR como a universidade mais antiga do País. O recorde foi incluído na edição brasileira do Guinness Book – O livro dos recordes de 1995, como PRIMEIRA UNIVERSIDADE BRASILEIRA
Marcado pelo estilo Neoclássico, o prédio na Praça Santos Andrade renasce como uma das mais belas obras arquitetônicas do país. A reforma visava à inserção de outros cursos universitários no espaço, que era ocupado em sua grande maioria pelo curso de Medicina. Atualmente o prédio central da UFPR é o símbolo de Curitiba.
Construção do complexo da Reitoria. O conjunto da Reitoria foi planejado inicialmente para abrigar os cursos de Filosofia, Ciências e Letras. Em 1962, ano em que a Universidade do Paraná comemorava meio século de existência, mostrava que estava acompanhando os processos modernos.
Inauguração do Centro Politécnico. Engenharia, tecnologia e modernidade foram empregados nos 500 mil metros quadrados de espaço doados pela prefeitura, onde continuam sendo construídos espaços de ensino, convivência e desenvolvimento. Ao longo de quatro décadas, o Centro Politécnico foi a área preferencial de expansão da UFPR.
O Núcleo de Concursos (NC), órgão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), foi criado em 1973, com o nome de Comissão Central de Concurso Vestibular (CCCV) ), recebendo sua denominação atual por intermédio da portaria 095/2002 do Gabinete do Reitor. O NC funcionou no Centro Politécnico até o ano de 2006.